quarta-feira, 24 de maio de 2017

A matemática mais humana do professor Braz


Autor, Marcelo Damasceno.


Djulian Diego Ribeiro, formado em enfermagem pela UNIVASF e cursando  medicina na UPE. Djuliana Damirys Ribeiro, advogada pela UNEB, Djuylyo Davyd Ribeiro, formado em Matemática pela FTC e cursando Engenharia Civil pela UNIVASF. Esta é a genealogia do professor Braz Ribeiro do Carmo. Um sertanejo exato e como prefere, Belemita da franciscana BELÉM DO SAO FRANCISCO, cidade pernambucana e precussora de ritmos e cenografia carnavalesca. De onde foram erguidos ancestrais bonecos que consagram Olinda em ladeiras intermináveis. Daquela Belém, a música escolheu em metais a partitura encantada que revelou talentos da canção mais brasileira.

Braz, nasceu em meio a essa força das águas e caatinga valente. Nasceu cobrado. Nasceu em quatro operações sem atalho. Nasceu multiplicando a aula de banca e dividindo a tabuada sem diminuir a verdade da seca. E veio somar em Petrolina. Aqui chegou em 1991. Realizou curso superior de Recursos Humanos pela FACULDADE Anhanguera e pós-graduando-se em Pedagogia pela mesma.

Serventuário da justiça, Braz precisou acrescentar a renda. E improvisou a escola doméstica de banca. Ideia que colocou uma geração de jovens em empregos por concurso. Explicou a melhor progressão geométrica da vida. Esclareceu a equação social em dízima periódica sem errar o cálculo de aprender todo dia.
De hábito simples e curioso da boa música se possível com boemia e serenatas, juntou a idéia da seresta com as mais especiais noites e pessoas. Entusiasta da festa em família e de sangue cartão de pretos e índios a povoar essa região com Rio São Francisco.

Vitorioso, é justo Petrolina ser festa ao irrequieto e controverso Braz. Brasileiro e que tem números para contar sua vida. Tem o gráfico da vida com as adversidades. E a perfeita ciência que combina imigrantes numa terceira via a favorecer Petrolina. Tem doado sua exatidão de resultados à prosperidade de Petrolina. E não para de calcular suas conquistas com raízes quadradas e redondas desse ser tão matemático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário