sexta-feira, 5 de maio de 2017

A ciência do BIOS é exata porque também é humana


Por Marcelo Damasceno
 Repórter.

(BIOS parte I)



  Petrolina e Juazeiro da Bahia agradecem pela biologia contemplada desde sua diversidade tanto quanto pela graça étnica e pela Diáspora, que junta gente e costumes de tudo que é local, porque legitima o universal. Não é terra padronizada, senão era vazia esta terra, que junta tudo e ja tem maioridade.

 Porque não reconhecer um impacto silencioso de duas meninas de mandacaru e reinado da mais completa literatura com sanfona no lirismo, que nos deu a arte de Luiz Gonzaga e a hóstia consagrada de padre Cícero numa batina puída de compaixão a cobrir padre Cícero.

 A região de temperatura mais generosa aos humanos garantiu a ciência humana da professora e poetisa Mary Ann Saraiva Fornelos. Uma sequência delicada de Rachel de Queiroz primeira rosa a provocar a impiedade  da seca. Do bibliográfico QUINZE cearense, e depois a filosofia dum Mucuripe, a misteriosa pedra de Claranã, inspirou o nascimento com exata ciência que exige a matemática de Hermiete Saraiva. E foi bom, porque no polo universitário em Petrolina foi fundado um super curso, o BIOS para todos. A Bióloga Mary Ann que tem o dom da palavra escreveu sua primeira obra literária ainda adolescente que reúne poesia em traços e rabiscos. Autorizada e respeitada por uma banca de letras, pronta, em meados dos anos 1980 em Petrolina. Essa família de Bodocó, Mary e Hermiete sem discurso de pobreza ou vida severina.


  Mary e Hermiete são desbravadoras na comunicação que exige conta e matemática. Por isso que no BIOS, que nasceu nos braços de professoras da inacreditável internet à doutrina em sala e quadro com giz, o compromisso é o conhecimento que inclui matemática, química e biologia. Não tem como furar a fila, e cada aluno tem seu foco, pois envolve o recurso e a verdade do orçamento familiar. Quem matrícula o nome na propaganda dessa aprovação pra ter profissão e prosperidade na vida, aposta na orientação do BIOS que tem a assinatura da Bióloga Mary  Ann e a caderneta da equação com a mão da diretora Hermiete Saraiva.


  O nosso JORNALISMO experiente e memorialista garante essa informação. O mundo muda, as pessoas, a política, a economia, tudo muda. Mas conta e ecossistema, a rotação de seca e chuva são ciclos soberanos.
A biodiversidade segue conforme a tabuada. Não tem como inserir nada. Não existe banca intelectual que mude ao carimbo que move o mundo.  E a educação não aceita aventura nem ilusão.
Então vamos ter que concordar na literatura que todo texto pede traço e rabisco. E na ciência exata que é curricular, Hermiete Saraiva completa essa meta com Mary Ano Fornelos.

  Com a recente mudança na condução do ensino fundamental e médio, temos uma mudança que produz transtorno, porque não se sabe no que vai dar mais adiante, e sem o necessário resultado. O ENEM e os vestibulares tradicionais, porém exigem que a norma inserida pela lei seja respeitada e o Cursinho Bios diariamente reza por essa pauta.


  No começo poético deste artigo propositadamente buscamos o arquivo de escolaridade e Cultura desde Araripe com caatinga e gente impetuosa e talento. Mesmo que Patativa do Assaré não apresentasse diploma de nada, pois já nasceu com poesia de tudo. E essa explicação não é ficção pois nossos sertões são vitimados todo dia a pela desigualdade que se corrige assim. Com unidades de Ensino e necessários educadores que estão aqui para preparar candidatos a vencer na vida. O BIOS rabiscado pediu ciência exata para ser respeitado com as credenciais que são postadas. Desde o berço da Bodocó com Flávio Leandro, o conterrâneo ilustre das irmãs educadoras, Mary Ann e Hermiete. Que moram e trabalham em Petrolina.

  É a ciência com Rio São Francisco na história de pedra a sugerir que Petrolina traçou um bom mote do místico Bodocó da pedra indígena e seu Claranã  nesta cidade. Mais um outdoor ou pôster eletrônico da propaganda navegante tinha direito a partilha essa história com data e registros. E o BIOS foi privilegiado nessa incipiente redação memorialista com fatos e nomes já do verbete virtual  oficial também. Sem ficção ou delírio enganoso. E as redes sociais deste mundo agradecem.


Fotos Net
Cursinho BIOS fachada
Pedra de Claranã - Bodocó -Pe
Sala de aula - Cursinho BIOS.
Professoras Mary e Hermiete e o cantor Flávio Leandro
Professoras Mary e Hermiete Blog Carlos Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário