quinta-feira, 30 de março de 2017

O semiárido pela cultura com doces iglus


Escrevi,  Marcelo Damasceno. JORNALISTA de PETROLINA PE.


 Os anos 1980 a 1990 e a vida provinciana  já esculpindo o ponto futuro dessa Constantinopla derradeira em solo que tornou a vida bipolar. A exposição rica do milagre fruticultor abre a devastação apocalíptica no sertão esturricado.

 Era a fruticultura tropical e irrigada a beneficiar Petrolina PE e Juazeiro da Bahia. Não havia erro. Entre essa terra capitalista e carteira com seu ciclo industrial esvaindo-se em tortura econômica. No final de expediente comerciário e industriário, o BECO DA CULTURA a produzir sua poesia e namoro com recitais de casamento. Resplandecia o bárbaro tira-gosto da IGLU marca registrada de uma boemia cervejeira. Seu Edgar empreendia esse histórico negócio. Filosófica conduta do veterano do sorvete em terra quente. Repetindo exaustivamente um texto profético do jurista Ruy Barboza. "Haveria o tempo de se ter vergonha de ser honesto", repetia aos fregueses malandros e despolitizados.

 Dessa nostalgia etílica o reinado da avenida Guararapes incluía o BECO com a poderosa literatura de Manuca Almeida e Miroh. Também flutuavam dissonantes, os poetas da irresponsabilidade legal, Lênio Ferraz e Carlos Laerte. O GUTERIMA a montar sua paixão por Cristo naquele latifúndio da IGLU e seu balcão a suportar toda conta e conversa fiada.

 Estava aberta a larga porta de Petrolina em sua insone condição. Dessa boemia incansável e sua combustão para a madrugada de estrelas com inclusão de um imenso pacote do final de semana merecido. Petrolina grandiosa das exportações recolhia sua poesia e sua música em uma solidária mesa de bar entre ricos e pobres. Essa condição a soletrar Ruy Barboza e sorver o namoro bom que incluía a genealogia que formam trezentos mil petrolinense s hoje. Sem rever "as nulidades e injustiças" preconizadas no Beco da IGLU e da CULTURA.

Fotos - NET IMAGENS

Marcelo Damasceno Barbosa e Carlos Laerte

Marcelo Damasceno TEXTO DE #marcelodamascenoemdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário