quarta-feira, 15 de março de 2017

As ruas de Petrolina na pressão social contra Temer


Escrevi, Marcelo Damasceno,
             Repórter político.


Os movimentos sociais em Petrolina estão "acordando" muito mais pelos abusos de poder e evidências de formação de quadrilha além de um erro atrás do outro dessa gestão Michel Temer que sua unidade política. A esquerda em Petrolina encontra agora fôlego e sobrevida nas ações do PSOL e certa mobilização quase órfã do movimento de trabalhadores em educação. As articulações do PT se resumem ao deputado Odacy Amorim e movimentação tímida em alguns setores da própria legenda. 
Mas dentro da Câmara Municipal a renovação é uma verdade com o vereador e professor Gilmar. As passeatas deste 15 de março em protesto nacional contra as reformas da previdência e do trabalho são um termômetro dessa angustiante experiência de um governo sem popularidade e detestado por considerável fatia da população. O governo Temer protagonista de escândalos ante a demissão de ministros corruptos e uma base parlamentar de histórico duvidoso em reputação em boa parte da bancada.

Petrolina, hoje governada pelo PSB do prefeito Miguel Coelho, e sua opinião pública, caminha inversamente,  a esse governo Temer do PMDB que prestigiou e conta com apoio da família Bezerra Coelho. Tanto que nomeou o deputado Fernando Filho para o ministério das Minas e Energia e conta na base com o tucano e aliado da última hora, deputado Guilherme Coelho(PSDB PE). Este último, está no mandato graças ao milagre do remanejamento parlamentar com o advento de Temer no poder. Adalberto Cavalcante(PTB PE) e Gonzaga Patriota(PSB PE) também permeiam dúvidas quanto a votar com a cabeça no atual governo. Se vão votar pelas reformas sociais e desmantelamento nos direitos,  trabalhistas e previdenciário.


Mas as cobranças são duras quanto ao voto desses deputados da base petrolinense e pernambucana. As reformas são contestadas por absoluta falta de debate com a população e setores produtivos da atividade sócio-econômica. Os servidores públicos da União, Estado e município estão nas praças e auditórios a engrossar as manifestações nacionais e sem cobertura midiática. A má vontade expressa a cobertura tímida e até indiferente das emissoras de televisão e jornalões financiados em publicidade "temerista". Petrolina conta com a imprensa alternativa e redes sociais para respirar esse momento político. O Blog Marcelo Damasceno, repórter também acompanha tudo. As manifestações e concentração em Petrolina e Juazeiro também evidenciam um tempo quente de protestos. Em Petrolina, a mobilização é destacada na Praça do Bambuzinho. Centro da cidade.

Fotos.
Bambuzinho em Petrolina.
Dia de protesto contra as reformas da previdência e trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário