sábado, 4 de março de 2017

As redes sociais e esse "monstro, a opinião pública"


ESCREVI, Marcelo Damasceno.


O jornalista Elio Gaspari menciona em seu livro, A DITADURA ENCURRALADA, que o ex-presidente da República, Juscelino Kubitscheck durante um almoço com jornalistas em 1975 na diretoria do JORNAL DO BRASIL, no Rio-RJ, chamou a atenção da mesa, quando instado, sobre os resultados da eleição em 1974. Juscelino afirmara que aquele MDB surpreendente das urnas, mesmo com a legislação eleitoral vigente e seu entulho acumulador, estava acordando um "monstro", a opinião pública.

Essa opinião tão pública acordara agira, em plena e ostensiva ditadura militar em meados dos anos 1970 e já no governo Ernesto Geisel. Os sinais do MONSTRO vieram em aviso com as eleições proporcionais de 1974 com surpreendente bancada de senadores do Movimento Democrático Brasileiro - MDB. Em Pernambuco, a população elegera senador,  o advogado Marcos Freire. Sem o ódio sem medo.

Juscelino Kubitschek, morreria um ano depois, 1976 numa estranha "colisão" onde o veículo que o conduzia de São Paulo ao Rio de Janeiro fora colhido por uma "carreta". Foi sepultado sob o canto de PEIXE VIVO,  por uma multidão "monstruosa". Juscelino era mineiro de nascimento e médico de formação. Era também, político por vocação.

Agora, nas últimas horas, o "monstro" opinião pública, se levanta num regime democrático, brandindo por moralização. Isso vale pra todo mundo. Quem roubou, pare de roubar. Quem mentiu, dê uma olhada se tem óleo de peroba em casa.
O roubo e a mentira andam em sincronia na associação à política brasileira. É Muita grana para poucos. Muitos boletos para a maioria. Desvios de recursos diários, em on line.

EM 1974, a resposta era de ordem política e da liberdade de expressão. Agora em 2017, a questão é de ordem moral e da legalidade.


#marcelodamascenoemdia

FOTO.

NET IMAGENS.

LULA E FHC

Nenhum comentário:

Postar um comentário