quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Rotatórias malucas da mobilidade desumana


Escrevi, MARCELO DAMASCENO. De Petrolina PE.



A mobilidade urbana da rede burocrática e física é a primeira intervenção a olho nu que a prefeitura de Petrolina já coloca na vitrine. Ainda que de modo tímido.
Os órgãos públicos registram hoje cerca de 116 mil veículos para uma cidade com 310 mil habitantes prováveis. Outro fluxo de outros 40 mil veículos contribui para os engarrafamentos previsíveis  em horas de pico.

Isso tudo com a engenharia improvisada "da bola de assopro" conforme ilustração do ex- secretário de Planejamento, Geraldo Júnior, (Gestão Júlio Lossio)certa feita em programa de rádio. Essa mobilidade que já enuncia timidamente o traço de sua intenção.

Mas infelizmente, a maior estrela  dessa engrenagem, o transporte público coletivo, à exceção da empresa JOALINA, parece não se incomodar com a gritaria por decência quanto ao seu usuário. Tarifa cara e maus tratos desde o necessário e invisível abrigo de passageiros.

Uma desgraça sobre quatro e até oito rodas. Nenhum remorso pelo caos que é precisar desse serviço. Os mototaxistas também em seu egocêntrico corporativismo parecem nem vê quem lhe sustenta, o submisso passageiro.

Desde as avenidas da Integração e Monsenhor Ângelo Sampaio e Guararapes às interligações contínuas, clamam por um reordenamento que inclui educaçao e perícia dos condutores. Entre celulares e cachaça nos miolos. E uma cangaceira forma de tratar todo mundo.

#marcelodamascenoemdia

FOTO Imagens NET.

VISTA AÉREA.
DE PETROLINA PE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário