domingo, 19 de fevereiro de 2017

As pegadas de 'puma' na mobilidade urbana em Petrolina


Escrevi, Marcelo Damasceno.
              Repórter político.

               

Um litígio angustiante entre a empresa de transportes VIVA PETROLINA e seus ex-empregados resultou numa paralisação dias atrás, somando tantas outras por conta de atrasos de salário e irregularidades de toda sorte. A VIVA Petrolina é uma concessionária provisória sem licitação (ainda do governo do PMDB de Júlio Lossio 2009-2016) para funcionamento e como começou se despede anonimamente dando lugar nesses próximos 60 dias à ilustre desconhecida da população,  PUMA TRANSPORTES em tom marrom glacê.

Anonimamente sua presença vai descortinando a vida real de Petrolina e deverá concorrer às linhas da similar VIVA. Efetivamente o transporte público é uma pedra no sapato de cada petrolinense que espera ônibus em abrigos descaracterizados e impróprios no inverno ou no verão. A realidade desconfortável da longa espera e toda sorte de superlotação coletiva. Um inferno de condução coletiva. O que se tem de depoimentos do povo usuário desse serviço em Petrolina é muito péssimo, pra uma cidade de propósitos ufanistas e visibilidade internacional por sua fruticultura irrigada e seu alarde político. A PUMA ( para este novo governo do. PSB, Miguel Coelho) é uma realidade próxima a se inserir no cotidiano de passageiros "escaldados" por essa panela de pressão injusta do transporte. Se vier com frota nova conforme exigência da Ammpla Trânsito e direito dos petrolinenses,  que venha. Colhemos informações que esses carros são de fabricação 2013 e 2014. Quiçá, os transtornos repetidos de hoje em dia com a VIVA não sejam copiados pela PUMA. Ao lado disso,  a empresa JOALINA segue adiante e incólume a tantos constrangimentos públicos patrocinados pela concorrência instalada desde o início dos anos 1990. A saber,  Transnova, Vale do Sol,  Menina Morena e VIVA. A agenda do transporte público em Petrolina deve ser tratada com maior empenho. Maior carinho. E amplie a boa idéia da mobilidade inteligente a dar "um refresco" na paciente população que suporta "caladinha" a tantos desmandos urbanos. Com a palavra, a Câmara de Vereadores de Petrolina na imensidão sertaneja do oeste de Pernambuco.

A hipotética empresa PUMA que ainda é uma teórica nova concessionária de transporte coletivo tem compromisso de restaurar o caos desse setor produzido pela governança anterior. E não seja uma "malhação repetida no espinhoso cotidiano dos petrolinenses que têm tarefas, horários a cumprir,  na condição de estudantes, trabalhadores, empreendedores, usuários do necessário busu"  como acentua a quase anônima professora, Suelene Alves,  uma passageira compulsória desse serviço.



Fotos.
Net DIVULGAÇÃO
Carro da VIVA Petrolina
PUMA, espécie animal da fauna sul-americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário