terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Um reordenamento pelo padre Antônio na educação

Escrevi, Marcelo Damasceno.
Petrolina-PE.



   O COLÉGIO DOM BOSCO em Petrolina, como sabemos,  destaca uma nova gestão, porém, assegurando sua contribuição quase centenária. Dom Manoel dos Reis de Farias  Bispo de Petrolina nomeou para o  cargo, o padre e também educador público, Antonio Moreno Pinto.

  Esta sólida e exitosa instituição de ensino e orientação católica, com sua docência desde o maternal  até  ensino médio e cerca de 2.200 alunos para quase duas centenas de professores e uma história de cidadania e inclusão. Considerando essa atmosfera econômica e mantendo sua estrutura em meio a incertezas sociais, sem nenhum favorecimento fiscal e compondo suas receitas líquidas,  conta agora com este novo diretor, habituado aos reveses de ordem religiosa e política.


  Padre  Antônio, de formação e liderança cristã, seminarista   licenciado em Letras, Filosofia e Pedagogia, também é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana e Mestre e Doutorado em Ciências da Educação pela mesma Universidade.  Maranhense de vocação pedagógica  e professor público pelo Instituto Federal de Educação Técnica -IFET SERTAO, em Petrolina-PE.  Na diocese,  além de pároco exerce as funções de  coordenador diocesano da pastoral e representante do clero.

  Durante esses 31 anos de  exercício pastoral em paróquias locais, não abdicou  da política cidadã. Por esta porta manifestou sua ideia de povo com prática democrática. Multiplica-se  nessas atividades, religiosa e secular. Consegue a identificação, numa conotação mútua com o homem em duas dimensões:  A real e a espiritual.

  O COLÉGIO DOM BOSCO deste inesperado,  longínquo e histórico tempo, reforça esse sentimento muito público de um sacerdote do altar e da sala de aula. 90 anos completados.

  Dom Manoel dos Reis de Farias, Bispo de Petrolina, lhe distinguiu para conduzir um espólio de Educação e muita cultura com exercício cidadão por quaisquer credos em um contexto cristão e católico.

  A tarefa de padre Antonio nessa celebração de tanto tempo como sacerdote lhe reservou uma nova etapa para a pedagogia da rua que pede a educação que harmoniza gente.



#marcelodamascenoemdia

Fotos.

PADRE ANTONIO.
IGREJA E ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário