sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

As barquinhas no Velho Chico da 'passagem do mundo'


Escrevi, Marcelo Damasceno
             Repórter ribeirinho.


  As barquinhas pertencem, sabemos, à iniciativa privada na travessia com passageiros Juazeiro-PETROLINA-Juazeiro. Mas é preciso o poder público também botar a cara pra bater. O píer ou local de acesso desse meio de transporte é tarefa das duas cidades através das respectivas gestões municipais. A natureza desse transporte via Rio São Francisco  tem apelo turístico e ecológico e infelizmente, nós perdemos a sensibilidade do lugar. Nos permitimos a mente cauterizada para não ter a visão de uma geografia com a fineza do recurso hídrico em sua riqueza natural. E nos associamos ao ridículo, a orientação desencontrada e subvertida nos tomou a capacidade de valorizar este Velho Chico e as bênçãos de um rico santuário com as águas de um rio, rico e mal cuidado. Com sua gente e uma parte da mobilidade urbana resolvida nessas águas infindas na história e em flagrante sumiço em seu estado.

  As barquinhas trazem o embelezamento para o cartão postal, porém, denunciam o desconforto dos passageiros e ignoram os deficientes sem acessibilidade no ancoradouro e turistas em desalinho. São muitos anos a maltratar passageiros aos milhares e tudo isso por negligência municipal.
Se vê tanto monumento estéril da contribuição cultural em detrimento de tão formidavel meio de transporte, prático e de tiro curto quanto à perda de tempo ou não. As BARQUINHAS são fonte de renda e lucro caso a inteligência acadêmica e as decisões locais respondam efetivamente por mais apego e compromisso de tudo, inclusive, social. Para uma enorme TRAVESSIA de história nessa passagem do MUNDO.

Leia também em nosso
Blog Marcelo Damasceno.

FOTOS.
REPÓRTER Marcelo Damasceno.
Barquinha e travessia PETROLINA-JUAZEIRO BA. Rio São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário