quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Prefeitura e CELPE devem explicações públicas a Petrolina

Escreveu Marcelo Damasceno,  repórter
                 Petrolina- PE.

  Juazeiro resolve sua bronca de energia elétrica em Recife porque?

  Os resultados da privatização dos serviços essenciais públicos só foram generosos com as multinacionais que contam dinheiro. E muito lucro no caso da Luz. Enquanto o forçado consumidor conta problema em programas de rádios locais. Queda de fase e registro de perda e prejuízos nos eletrodomésticos. Atraso na entrega dos serviços e gastos adicionais com consertos imprevistos.

  Lucro exorbitante

  A CELPE, COELBA, companhias de rede elétrica pública hoje são patrimônio espanhol do grupo NEOENERGIA. A única linguagem familiarizada e praticada por essa multinacional é vender a luz e receber em dia o seu pagamento de tarifa. Atraso é uma palavra que aborrece muito a todos. Só que a NEOENERGIA quer essa conta em dia com uma imensa tesoura de corte quanto a esse pagamento. O corte é certo se a data de limite desse pagamento não for lembrada por todos os idiotas que pedem luz.

Lanterna dos 'lascados'

 A  prefeitura de Petrolina "come o osso" da manutenção de iluminação pública, urbana e rural.  A CELPE  arrecada e faz alarde de sua modernidade, mas, com implacável  contador de luz e frenéticos ponteiros e medidores à mão. A Prefeitura de PETROLINA desde janeiro de 2015 tem brigação de iluminar. Ou "alumiar", voltar a energia de novo. Ave idas e ruas inteiras às escuras no centro de Petrolina. Existe um encontro de contas entre o Operador Nacional prefeitura, agência reguladora  e CELPE. A caderneta de débito, entretanto, infalível, antecipada. É a conta paga para o petrolinense não ver a luz da noite.



  Não obstante, a pusilanimidade pública e política que permitem tantos e sucessivos desastres ambientais, crimes de toda ordem, desde desmatamento até  agressões por ignorância  aos cílios hidrográficos que garantem proteção aos rios. Diante de toda essa  esperteza privada a surrupiar o bem público. Vem uma conta que os petrolinenses não produziram. Ruas escuras, a coincidir com arremedos de "abrigo públicos para usuários de ônibus" e inevitáveis "passagens e passeios para noturnos trabalhadores e estudantes". A terceirizada que dela pela iluminação pública de Petrolina não vem tendo fôlego para cobrir a Fifa da companhia eficientemente privatizada para lucro privado. E patavina pública.

FOTOS - NET divulgação-
Ruas escuras de Petrolina-PE/
texto- Marcelo Damasceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário