quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Luiz Gonzaga diante da ingratidão do seu Pernambuco

Por Marcelo Damasceno.
       Repórter de Petrolina PE.



 É vergonhoso o tratamento que o governo de Pernambuco e setores da sociedade dita pensante  e dirigente do estado têm dedicado ao mito e memórias de LUIZ GONZAGA. A retribuição mesquinha por toda dimensão que esse sertanejo produziu espontaneamente para PERNAMBUCO. Ou é omissão ou incompetência o que se sabe, o que se lê e se ouve quanto ao desprezo e negligência com o acervo do sanfoneiro de Exu, privatizado e mantido às duras penas.
LUIZ GONZAGA em sua origem e dialeto próprio exaltou PERNAMBUCO onde pôde, sua gente, sua caatinga, os costumes e usos, a flora e fauna repletas de literatura erudita e de cordel.

 Agora, a coincidir com sua histórica data de nascimento (13 de dezembro) se repete a constrangedora romaria de forrozeiros e produtores na mídia local, os protestos, a inquietante realidade de descaso mesmo e imperícia. Se o governo suspeita da produção anual de um evento a lembrar e fortalecer o espólio fonográfico e cultural de LUIZ GONZAGA, providencie um curador e assuma com a FUNDARPE a gestão ativa e passiva desse acervo e do culto ao forró com seu xote, xaxado e baião. Muito simples. Pois a tesouraria do Palácio do Campo das Princesas, também torra dinheiro em questionáveis projetos muito aquém dá irretocável contribuição do velho LUA.

 A população sertaneja também sente-se órfã dessa indiferença litorânea. É verdade que outros componentes de ordem familiar, da complicação cartorial entre herdeiros biológicos de LUIZ GONZAGA, o litígio, a esperteza de forasteiros e vigaristas, também compõem esse transtorno à soberania da sanfona que protagonizou gratuitamente PERNAMBUCO. O patrimônio imaterial e a genialidade do rei do Baião não tem preço. A memória interminável nas partituras e poesias a juntar emoção e louvor na incomparável voz de LUIZ LUA GONZAGA. Cercado de poetas e cantadores, cordelistas e rezadeiras,  vaqueiros e doutores, oprimidos e matutos, também os intelectuais e políticos, os bichos e uma antropologia com ricos detalhes de etnia.

  Essa ignorância repetida ao memorial 'gonzaguiano'.
 Toda essa situaçao de mendicância em torno de LUIZ GONZAGA que enriqueceu a muitos e enobrece Pernambuco. Fez o seu lugar conhecido e muito visitado. Exaltou de maneira incomum e combinada de orgulho e autenticidade nosso sotaque. Luiz Gonzaga nunca colocou dificuldades para dourar a diversidade cultural. Agora que descansa em palácio digno dos anjos, assiste a essa tirania e avareza de quem lhe deve muita coisa.

FOTOS.
NET DIVULGAÇÃO.
LUIZ GONZAGA - REI DO BAIÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário